PREPARATIVOS......

LÁ VAMOS NÓS ...PREPARATIVOS PRA MAIS UMA COLETA....

E pra quem já fez pesquisa uma vez na vida...sabe bem do que eu tô falando....em testar (e não refutar) todas as leis de Murphy.
Caramba. ...Pesquisas requerem basicamente 3 coisas:
1) dinhiero (não temos)
2) paciência de Jó... (acho que também não)
3) e talvez a mais importantes de todas...PERSERVERANÇA.....(agregada a uma dose mosntruosa de fé e crença de que algum momento alguma coisa vai dar certo).
As coletas são sempre assim....(e olha que coleta realmente não é a parte mais dificil da pesquisa)reuniões, reuniões,..preparativos...planos, divisões, conjecturas......gasta tempo, gasta dinheiro, ajeita questionários, ajeita medida, ajeita mateirais, testa, treina, marca tempo...prevê isso...imagina aquilo....e....no grande dia! Dá tudo errado, tudo que vc prevêu + 60 % do que vc não prevêu + 20% do que vc jurava que nunca poderia dar errado.
Dá tudo errado....mesmo!
Ai, vc pega o monte de erro do primeiro dia...modifica tudo pro segundo dia..pra ajustar alguma coisa...e tentar salvar algo....E no segundo dia......as coisas vão pior um tiquim.
isso sem contar na mortandade da amostra, na mortandade dos pesquisadores, no esquecimento dos materiais, na falta de ótima-vontade, no material que quebra, acaba a pilha, descalibra, a avaliadora que esquece como anotar as medidas, a amostra que come o lanche dela e dos outros, etc etc! ISSO É PESQUISA.....um monte de erro controlado, quase-previstos e nunca evitáveis (pelo menos não na fase de prepraração....)
Que resultam.....em......UM MONTE DE DADOS PRA VC DIGITAR, TRATAR, DESCREVER, DISCUTIR, COMPARAR CONFRONTAR E CONCLUIR................... ou seja, o resultado de uma coleta, é nada mais nada menos do que: TRABALHO!
Esse é o resultado pretendido......por que além disso há também: uma dor de cabeça danada, estresse, cansaço físico, dor nas pernas e nas costas....e uma vontade danada de SUMIR....após cada coleta (só pra não ter que chegar no outro dia e ter que coletar de novo).
Mas o consolo de tudo....é saber que um dia a coleta acaba.....e graças a Deus geralmente a coleta não é a fase mais longa (nem a + dificil) da pesquisa.
Bem....então é isso: estou no meio de uma coleta, me preprando pra duas coletas de rua....e uma coleta laboratorial. Com um tempo super-mega curto...3 deadlines fechando no final de maio, e um congresso B Internacional pra ser apresentado no início Junho..e além disso, dois artigos pra serem aceitos e mais 2 sairem da cabeça e virar realidade. DOIDOOOOOOOOOOOO............D++.
Alguém ai quer ser pesquisador??
Alguém que me ajudar......????
Alguém quer ser feliz sendo cientísta??
Na verdade na verdade mesmo......eu adoro isso ai tudo! Ser cientista me completa....me faz viva, me faz importante, realizada! Mas que dá trabalho dá!
Então....sigamos em frente!
Alohaaaa..............

Comentários