Teoria da Linha de Pipa




BEm....lá vou eu e minhas metáforas de vida novamente!! 
A algumas duas semanas atrázs eu estava soltando pipa com meus orientandos. E eu aprendi a soltar pipa a + ou - 3 anos (pouquissimo tempo ne?!) Mas enfim,...isso é bom e ruim...por q eu posso precisar e descrever como foi a primeira vez, como era a minha pipa-linda....como ela voou alto, como eu embolei a linha queimei o dedo, como pipa voando alto é pesado.....e coisas + sobre "soltar pipa". É fantástico ter essas sensações e lembranças (Teoria da Construção e Lembranças).
Pois então, lá fui eu soltar pipa novamente (tava mega estressada e precisando fazer coisas super-do-bem). Ai....começamos a soltar...o vento tava ruim, mas eu sou insistente......e ja ja minha pipa voou....... Aí fomos recolher a linha né....e isso tem toda uma técnica. É assim oh: vc tem que ir puxando a linha e caminhando....pra linha nao fazer um bolo e embolar (tendeu?)..
Ai nessa soltação de pipa.....percebi que minha linha tava frouxa....e tinha um nó nela......fui tentar ajeitar isso....e mexe pra cá mexe pra lá...desembola fio..passa linha daqui e dali....E antes que eu tivesse a chance de chegar ao nó (nó esse feito na primeira vez que eu soltei pipa na minha vida).....pronto...alguém foi lá puxou quebrou a linha e nó junto bem ne minha frente..........  (E EU LÁ PARADA SEM DAR CONTA DO QUE ESTAVA ACONTECEDO). Aííii depois de quebrar minha linha de pipa, ela foi novamente emendada e com um nózinho tão pequenininho, que nem dava pra perceber direito.....e o que foi retirado foi cerca de um metro se perdeu por la...entre o asfalto, o mato e a lagoa (eu acho que minha linha tem uns 200 metros). E pronto....!!!
Eu ainda continuava de boca aberta e coração apertado.....como assim...alguém sem nem me perguntar, sem nem me pedir permissão, vai lá e quebra um pedaço da minha linha.... da minha história. Isso era único..... a primeira linha de pipa que eu já tive na vida....quantas pessoas tem isso em casa??
Enfim........depois disso tudo passar na minha cabeça, como um raio.....traçar minhas teorias, convicções, lembranças e sentimentos...eu percebi....algumas coisas!
Arrancar aquele pedacinho de linha...1m em 200....atirar um nó feito a tempos atrázs fora e fazer uma emenda nova, não era algo ruim.


Era apenas um pedacinho do que foi a primeira experiência da minha vida com uma pipa, nada iria terminar ou começar ali.....eu poderia comprar mais linha sempre que eu desejasse (bastava que eu quisesse). Ou então eu poderia soltar pipa com os outros 199 metros. Eu nunca havia conseguido acabar com o carretel todo mesmo. E aquele pedaço embolado da linha, não era o mais importante. Era apenas uma parte....uma parte de um dia feliz....mas o resto todo estava guardado no melhor lugar do mundo....nas minhas lembranças!
Ai fiquei refletindo...quantas vzs eu me desesperei  por que um pedacinho da linha da pipa foi arrancada da minha vida. Por que o desespero....... se eu poderia refazer o fio emendando as partes quebradas. Eu nunca precisei daquele nó para soltar pipa, precisei sim da linha.....de um ponta e da outra....dos nos....não. A linha ainda me serviria perfeitamente sem aquele nó....ela continuava suportando a pipa contra a ventania, e levando ela cada momento mais alto....e trazendo-a de volta pra mim....quando eu quisesse...(trazendo-a de volta). Mesmo um pouco suja e um metro mais curta. Eu ainda me diverti muito com a minha pipa. E isso era o que interessava.
Todos temos medo de perder as coisas que amamos (mesmo um pedaço de linha de pipa embolado). É um conforto meio estranho....ter aquele nó ali, saber que mesmo não servindo pra nada, ele fazia parte do passado que eu gostava tanto...e saber que ele fez parte de um momento bom da minha vida......como se ele fosse retirado tudo se perderia. Não é bem assim!!!
Hoje li essa frase "É estranho quando as coisas simplesmente têm de terminar. Talvez os amores eternos sejam amenos e os intensos, passageiros.".....E não acho que exista essa regra matemática para a vida não! Nós é que sempre acreditamos que as coisas boas, os momentos bons, as pessoas que amamos tem que estar sempre na linha da pipa da nossa vida.....E que se um pedaço for arrancado, ele nunca + será reposto.....E se a linha der um nó.....ela não serve mais ao seu propósito. E o nó é tão importante quanto o resto da linha....E isso não é verdade. 
Nessa história chamada vida...tudo é importante, todas as pessoas, lugares e coisas....são valorosas. Mas elas não são nem o início nem o fim de nada. A percepção de cada um sim.....é que diz a importância dos eventos, das coisas e das pessoas. 
Eu sei que um dia minha linha de pipa teve um nó feito na primeira vez que soltei pipa na vida, e que ele foi arrancado dali 3 anos depois, sem minha permissão, na terceira vez que eu soltei pipa na vida. E eu posso seguir achando isso algo injustificável, imutável e imperdoável......ou eu posso seguir ....tendo a certesza de que eu ainda vou comprar mais 200 metros de linhas novos pra juntar a linha antiga, ATRAVÉS DE UM NOVO NÓ!.....E ainda vou ter muitas e muitas coisas boas para lembrar. Acho que esta é a teoria da Linha de Pipa.....a teoria de que....as catástores e coisas ruins não vão diminuir o valor das coisas, das pessoas, dos lugares e do percurso da nossa vida......apenas vão modificar. E o próximo passo.....para ser dado...basta apenas que as pontas da linha sejam unidas novamente em um novo nó!
E este nó dará um novo sentindo a lugares, pessoas, sentimentos e lembranças....Não é necessário buscar um lugar novo, pessoas novas, ou sentimentos novos.....Apenas, re-significar tudo....e continuar esperando os bons dias de vento......para poder novamente soltar pipa!



Comentários

Postar um comentário